Outro Eventos

Festa Brasileira

Um grande passeio pela riqueza da identidade cultural brasileira. Assim é a FESTA BRASILEIRA. Reunindo expositores, atrações culturais e comidas típicas de vários estados do país.

O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em Brasília é o palco desta grande feira. A Festa Brasileira tem toda a diversidade gastronômica do Brasil em um só lugar, como por exemplo a famosa cachaça mineira, o queijo colonial gaúcho, o acarajé baiano, o sabor do baião de dois nordestino. Além disso, há a opção de adquirir produtos de confecção em couro e artesanato e, de quebra, assistir a vários shows.

Na primeira edição a Festa Brasileira reuniu mais de 120 expositores e recebeu mais de 40.000 visitantes.

Os shows nacionais são o grande destaque do evento. A cada dia, um grande artista de renome nacional se apresenta, representando sua região.

Showroom Sebrae Brasil Original 2015

O Showroom Brasil Original é uma promoção do Sebrae – DF, realizado em 2014 e 2015 em Brasília, com exposição e venda de produtos artesanais dos Sebraes estaduais.

A Rome Eventos ficou responsável pela contratação e gestão de pessoal, armazenamento de estoque, recepção e manuseio de mercadoria e comercialização de todos os produtos no Showroom, que foi realizado na Praça Central do Park Shopping, de 1ª de maio a 30 de junho de 2014 e de 1º de maio a 31 de julho de 2015.

O Showroom tem como objetivo fomentar o artesanato e produção associada de forma integrada enquanto atividade econômica sustentável; fortalecer a identidade cultural com a ampliação e consolidação do mercado local e nacional do setor no Distrito Federal; fomentar a geração de negócios para empresas participantes.

A atuação da Rome nos 2 anos do projeto foi qualificada como excelente pelo Sebrae – DF.

 

Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI

Promovido pela Casa de Autores e pela Prefeitura de Pirenópolis, a Festa Literária de Pirenópolis (FliPiri) propõe-se a desenvolver uma prática de difusão do livro, da leitura e da literatura.

Compreende a formação de mediadores de leitura, a doação de acervos para comunidades locais, apresentações artísticas vinculadas à literatura, encontro entre escritores e leitores e associação com outras práticas culturais.

Todas as ações envolvidas no projeto de realização da Festa Literária de Pirenópolis partem da constatação de que a literatura, ou melhor, a leitura literária tem sido considerada historicamente como algo elitista e que não tem chegado às pessoas comuns de municípios do interior do país.

Ao situar um evento de celebração literária no Centro-Oeste, fora dos grandes centros, os promotores superam esse estigma de elitização: leitura literária pode e deve ser levada principalmente àqueles que, por falta de recursos materiais ou por inexistência de programas educacionais e culturais, não tiveram acesso a ela.

A Rome Eventos participou do planejamento, captação de recursos, organização e produção do evento em 2010, 2011 e 2013 e sua forma de participação é definida a cada ano.

 

Feira do Livro de Brasília

Consolidada como o maior evento cultural do Centro Oeste e como a segunda Feira de Livros mais antiga do país (a mais antiga é a Feira do Livro de Porto Alegre), a realização da feira teve total adequação e consonância com os quatro eixos estabelecidos pelo Plano Nacional do Livro e Leitura do Governo Brasileiro:

  • Democratização do acesso;
  • Fomento à leitura e à formação de mediadores;
  • Valorização da leitura e
  • Desenvolvimento do mercado livreiro.

A Feira do Livro de Brasília criou condições de inclusão social: a realização de palestras, oficinas e várias outras atividades e apresentações culturais foram oferecidas a todos os visitantes de forma totalmente gratuita.

A Rome foi a organizadora e montadora da 19ª à 25ª e na 30ª edições da Feira do Livro de Brasília.

 

Feira Literária Infantojuvenil – SINEPE

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal – SINEPE/DF, representante legal das Escolas Privadas de Educação Básica no DF, realizou em 2013 a Primeira Feira Literária Infantojuvenil em Taguatinga, cidade satélite do DF. A Rome Eventos foi a empresa escolhida pelo SINEPE para realizar a comercialização dos estandes, captação dos patrocínios e atuou como produtora do evento.

A realização do evento aconteceu no Taguatinga Shopping, o qual contabilizou mais de 40 mil visitantes e agregou grande visibilidade ao projeto com acesso fácil para toda a comunidade.

A Feira Literária Infanto-juvenil atendeu à necessidade identificada pelo SINEPEDF de atuar mais enfaticamente de forma descentralizada, levando ações culturais para áreas mais distantes do centro de Brasília, promovendo na cidade um grande momento cultural, com participação de editores, escritores e artistas de diferentes áreas.

A feira contou com mesas redondas com escritores, oficinas e palestras para alunos, professores, gestores educacionais, exposição e venda de livros, concurso de redação entre as escolas, apresentações de atividades extraclasse dos alunos (como apresentação de bandas, teatro, corais e outras) e apresentações de cases (escolas referências em dado tema).

Expotchê Rio

Expotchê Rio A exemplo do bem sucedido evento realizado anualmente em Brasília, a Rome desenvolveu o modelo da Expotchê para a cidade do Rio de Janeiro. Ainda que apegado aos seus próprios valores culturais, o carioca aprovou a Expotchê Rio de Janeiro, evento que foi realizado em 2011 e 2012, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Data: ainda não há agendamento para a próxima edição do evento Edição: 2ª edição em 2012 Local de realização: Riocentro – Rio de Janeiro -RJ